Planejamento Estratégico
Chega fim de ano, entra ano novo e as empresas que querem se manter competitivas em seus mercados de atuação, crescer e prosperar nos negócios precisam redobrar os cuidados para que alguns erros de gestão não sejam cometidos. Para isso, elaborar um planejamento estratégico que irá direcionais os próximos meses é essencial.
Porém, nem sempre esse é um trabalho executado com precisão. Nesse artigo, listo os cinco erros mais comuns das companhias na hora de se planejarem. Confira abaixo:
1. Falta de definições
Quanto mais informações consistentes o empresário tem do seu negócio, mais precisão terá em seu planejamento. Ter a resposta para perguntas básicas como quem é o seu público, quais as regiões em que atuo ou quero expandir, quem são os seus concorrentes e onde quero chegar, por exemplo, irá assegurar ações mais precisas no decorrer do novo ano.
Definir métricas e desenhar objetivos que sejam adequados à realidade do negócio ajudará a manter o foco. Outro ponto importante é determinar os profissionais responsáveis para cada tarefa ou parte do projeto. Empresas que não fazem um planejamento adequado, sinalizam metas inatingíveis e não definem os profissionais certos, terão grande problema com a execução, não chegando aos resultados esperados.
2. Preferir intuição a dados
Um dos maiores erros que os gestores de uma empresa podem acometer é acreditar que a intuição ou o famoso “jeitinho” é mais eficiente que dados, pesquisas e resultados concretos de ações já realizadas.
Empresas que não possuem sistemas de gestão para integrar e consolidar dados, podem cair na armadilha do achismo e não conseguir analisar o seu negócio corretamente, garantindo melhores resultados futuros. Tomar decisões com base na intuição pode ser um erro fatal para os negócios. Invista mais em processos e informações. Também erram as empresas que agem pelo emocional.
3. Não fazer um planejamento orçamentário
Sabe dizer quais serão os gastos fixos e variáveis, investimentos necessários, custos com a folha de pagamento, despesas operacionais e projeção de lucro que sua empresa terá no decorrer do próximo ano? Se a resposta for um sonoro não, seu negócio está em risco.
Um plano orçamentário será bússola para saber quais os caminhos a seguir e quais ações tomar para atingir os objetivos e metas estabelecidas. A probabilidade de cometer erros é muito maior para as empresas que não dedicam tempo para rever o que deu certo, o que não saiu como previsto e não planejam seu orçamento com mais atenção para os próximos meses.
4. Não consultar especialistas
Quer detectar onde sua empresa está errando ou quais pontos podem ser melhorados? Ouça a opinião de um especialista. Empresas que tentam resolver tudo dentro de casa, nem sempre conseguem achar os pontos de entraves ou de oportunidades possíveis, limitando os resultados positivos de seus negócios.
Uma visão profissional de um especialista pode trazer a luz que o seu negócio precisa para não ficar mais um ano tropeçando no escuro. Aquela história que o papel aceita tudo é verdade, mas o que você vai conseguir colocar em prática e que seja adequado aos seus objetivos, pode ser possível só com a ajuda de um profissional.
5. Ignorar o monitoramento
Não basta só definir quais serão as ações que a sua empresa colocará em prática no próximo ano para atingir os objetivos estabelecidos. Se não houve um monitoramento constante, mês a mês, de tudo o que está sendo realizado ou não, conforme o previsto, os resultados podem não parecer. Deixar para examinar só no final do próximo ano suas ações pode ser tarde demais.
O monitoramento frequente permitirá corrigir, sempre que necessário, a rota do que foi planejado e que por algum motivo, não está sendo atingido.
Está pronto para colocar esses 5 passos em andamento? Conte conosco para ajudar a transformar a gestão da sua empresa e obter os resultados esperados.